segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A Águia de Haia ou a primeira vez que Europa se curvou diante do Brasil...

O Thiago, na foto do post abaixo, encobriu a entrada do Palácio de Binnenhof (acima, como era em 1907). Preste atenção nas colunas da fachada, uma delas vai aparecer na próxima foto.

A Segunda Conferência da Paz, realizada em Haia, 1907, foi um dos momentos culminantes da carreira de Rui Barbosa, baiano, bacharel em Direito, jornalista e o primeiro Ministro da Fazenda da República, proclamada em15 de novembro de 1989, por Deodoro da Fonseca. Designado embaixador extraordinário e plenipotenciário e delegado para representar o Brasil em Haia, deixou sua marca, firmando o dogma da igualdade jurídica das nações. Fortes ou fracos, ricos ou pobres, grandes ou pequenos, o que estava em jogo era a igualdade e a soberania.

A participação de Rui na Conferência foi decisiva na recusa da classificação as nações nos dois tribunais internacionais a serem criados. O então representante brasileiro pronunciou-se inúmeras vezes contra o projeto do tribunal de presas, que dividia os países de acordo com a tonelagem de suas marinhas mercantes, mostrando a injustiça que se cometia principalmente com as nações latino-americanas.

Rui Barbosa deixando o Palácio de Binnenhof, é o que está bem perto a coluna no hall de entrada

Com a adesão de muitos outros países, o princípio da igualdade foi vitorioso e a constituição do tribunal de arbitragem foi aprovada sem que a sua composição ficasse determinada. Foi uma vitória da habilidade de Rui Barbosa e da representação brasileira, mas não uma conquista permanente. Após as duas grandes guerras, o sistema internacional seria constituído a partir de instituições que consolidariam a hierarquização e a desigualdade entre as nações.

Comento

As informações e fotos foram retiradas do site Fundação Casa Rui Barbosa (Rio de Janeiro), onde o político morou, agora transformada em uma espécie de museu. O título Águia de Haia, ele ganhou não por sua notoriedade na Conferência, mas aqui mesmo antes de embarcar para a Europa com toda a família. O Barão de Rio Branco disse que enviaria duas águias (duas pessoas argutas e competentes) para bem representar o Brasil na Conferência. O outro escolhido foi Joaquim Nabuco, que acabou não indo.

22/07/1907 - Rui, a mulher, Maria Augusta, as filhas Maria Adélia e Maria Luísa Vitória e comitiva embarcam às 10h30min no navio Araguaia no cais Pharoux, no Rio de Janeiro, rumo à Haia via Cherbourg e Paris.

13/06/1907 - Chegada à Haia dois dias antes da abertura da Conferência, procedentes de Paris. Hospedam-se no Palace Hotel em Scheveningen, praia de banhos separada de Haia por opulenta floresta.

15/06/1907 - Solenenidade de abertura da 2ª Conferência da Paz, na grande sala dos cavaleiros no palácio Binnenhof, em Haia, sob a presidência do ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Países Baixos, Van Gondriaan. Objetivo: " resolver amistosamente os litígios entre as nações e atenuar os efeitos da guerra sobre os combatentes e sobre aqueles que forem indiretamente afetados por ela. Rui Barbosa, assina a ata de adesão à Convenção de 29/07/1899 que propõe o concerto pacífico dos conflitos internacionais, resultado da Primeira Conferência, da qual o Brasil não participou por não ter sido convidado.

22/06/1907 - Na Conferência da Paz, as questões, objeto de estudo e debate, são distribuídas em quatro comissões, a saber: a 1ª, encarregada da arbitragem e das comissões internacionais de inquérito; a 2ª, das leis e costumes da guerra terrestre e início das hostilidades; a 3ª, do bombardeio por forças navais de portos, cidades e vilas, da colocação de minas e da condição dos navios beligerantes em portos neutros; a 4ª, da transformação dos navios mercantes em navios de guerra, da propriedade privada no mar, do contrabando de guerra, do bloqueio e da destruição das presas. Rui inscreve-se na 1ª e na 4ª comissões às quais comparece pontualmente. Trabalha das 5 horas da manhã até depois de meia-noite.

09/10/1907 - Bui Barbosa profere perante a Assembléia o seu último e mais impressionante discurso, defendendo o princípio da igualdade de todos os Estados soberanos, onde há algumas afirmações solenes que justificariam a frase de Brown-Scott: "Eis o novo mundo que se faz ouvir pelo velho". Foi a primeira vez, me parece que a Europa se curvou ao Brasil. Voltaria a se curvar novamente só em 1958, quando o Brasil ganhou a Copa do Mundo da Suécia, com Pelé e companhia?

A Conferência é concluída em outubro, e Rui e sua família retornam ao Brasil em dezembro (deu tempo para passear bastante), quando é recebido festivamente pela população e homenageado pelos políticos.
Vocês podem achar estranho este post, mas só agora depois de tanto tempo resolvi definitivamente na minha cabeça essa história de Águia de Haia e quis compartilhá-la

Um comentário:

  1. Olá... passeando encontrei seu blog e gostei muito... informação é crucial, os detalhes são muito bacanas, sempre tive curiosidade de saber a origem da palavra bruschetta...

    Parabéns...

    Abraços...

    ResponderExcluir