domingo, 15 de fevereiro de 2009

Barrow-in-Furness...

Acima e abaixo, a Abbey Road, a rua da casa de Juan e Hillary, onde ficamos hospedados. É de verdade uma estrada que leva até às ruínas de uma antíquisima abadia, do tempo em que a Igreja Católica da Inglaterra ainda era ligada ao Vaticano.
Abaixo um das ruas só de pedestres do comércio local do centro da cidade, onde compramos o presente de Natal da Bebel e, para variar, nos perdemos do Zé que desapareceu por pelo menos uma hora. Onde foi? Só Deus sabe! Ele tinha essa mania de se escafeder ao menor descuido, acho que tem até hoje! Claro que quando voltou, pra variar, meus nervos estavam em pandarecos. Disso não tenho saudades!
Leia um poemas do grupo chamado Barrow-in Furness, escrito porFernando Pessoa, sob o heteronômio de Álvaro de Campos que, não por acaso, é engenheiro naval. Pessoa passou parte da vida na Inglaterra, na companhia do padastro e da mãe.

Corre, raio de rio, e leva ao mar
A minha indiferença subjetiva!
Qual "leva ao mar"!
Tua presença esquiva
Que tem comigo e com o meu pensar?
Lesma de sorte! Vivo a cavalgar
A sombra de um jumento.
A vida viva
Vive a dar nomes ao que não se ativa,
Morre a pôr etiquetas ao grande ar...
Escancarado Furness, mais três dias
Te, aturarei, pobre engenheiro preso
A sucessibilíssimas vistorias...
Depois, ir-me-ei embora, eu e o desprezo
(E tu irás do mesmo modo que ias),
Qualquer, na gare, de cigarro aceso...


Essa é uma das paisagens que mais se vê por lá. Farol em meio ao pântano salgado. O mar tá lá longe. Furness é uma península entre o estuário do Rio Duddon e a Baía de Morecambe. Os arredores são particularmente belos. Tenho muitas fotos, mas não coloco aqui agora porque ainda não estão digitalizadas. Estas, pescadas na internet, são para se ter uma idéia.

Os submarinos nucleares britânicos são fabricados em Barrow-in Furness. Os estaleiros sentiram o baque do final da guerra-fria. Parte dos jovens que estavam estudando para neles trabalharem foram dispensandos, logo depois de se formarem. Mesmo assim, como estudaram com base em promessa de vínculo empregatício, tiveram direito á indenização.

Clara Favilla
26/09/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário