segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A graça recebida....

Faltavam dois meses pra Bebel nascer e... eu como sempre sempre deixando tudo para última hora. Nada de enxoval, nada de ter arrumado bercinho. Não tinha planejado como me viraria quando ela chegasse, morando já nesta casa que hoje moro no Lago Sul, sem ainda ter coragem de dirigir, sem empregada e trabalhando muito.

Um dia estava quase beirando o desespero na casa da minha irmã Vera, ela já com três bebês e aquele aparato todo de empregada, babá, hora para isso, hora para aquilo.
- Que faço da minha vida, Vera? Se pelo menos nossa mãe estivesse viva pra nos ajudar!!!

Minha irmã me olhou bem séria e disse: - Ela não tá aqui, mas certamente tá sabendo das nossas aflições. Reze pra ela, acenda uma vela e peça-lhe uma graça, que envie alguém de confiança que te ajude a cuidar do bebê.

Eu com esse meu jeitinho de ser fui logo falando, aos quatro ventos, como se ela estivesse por ali mesmo:

- Mãe, por favor me mande uma graça, alguém que me ajude. Pelo amor de Deus!!!

Passaram-se alguns dias e recebo um telefonema. Era minha irmã. Você acaba de receber a graça pedida. Ela está aqui em casa, acabou de chegar do Piauí.

Fui para a casa da minha irmã cheia de apreensões, perguntando a mim mesmo se daria certo. E ela estava ali me esperando de mala e cuia: Maria das Graças Pereira Freitas , 27 anos, corpo roliço, bonitinha mas de pouca conversa e cara de poucos amigos.

Não tinha ninguém em Brasília, a não ser uma prima distante para a qual havia trabalhado alguns anos sem a devida remuneração. Não disse palavra até chegar em casa. Mas foi logo se ajeitando no quarto que lhe foi destinado. E de ajeito em ajeito continua conosco . Hoje tem casa em São Sebastião, uma filha de 17 anos, a Andressa, que adora matemática e que já namora. Era exatamente fevereiro de 1984 quando ela começou a fazer parte de nossas vidas e 25 anos são passados.
Graça com a filha Andressa

Faz sete anos que Bebel nem mora mais comigo. Só está por aqui nas férias. Mas a minha Graça chega em casa pontualmente às 7 horas. Quando acordo, o café está pronto, à mesa. Digo que não precisa chegar tão cedo, mas ela insiste. Também, lá pelo meio dia já está pegando o rumo da própria casa. É sempre um conforto acordar com ela abrindo a porta da frente, os cachorros latindo fazendo-lhe festa, e logo, logo, o cheirinho de café se esparramando até meu quarto.
Hoje, 02 de fevereiro, Graça faz 52 anos. Acho que ainda teremos uns bons anos juntas cuidando das nossas crianças, estando elas longe ou perto e também nos cuidando mutuamente. Afinal, estamos fazendo Bodas de Prata!!!
Parabéns, querida!!! Deus te abençoe!!!

02/02/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário