domingo, 15 de fevereiro de 2009

Sobre o concerto1: a cravista

Ana Cecília, a cravista com quem tocarei já foi minha professora na Escola de Música de Brasília. Estudei cravo durante um ano, depois de anos de piano. Mas depois tive que me dedicar mesmo a flauta. Aqui um pouco sobre a Ana:

Ana Cecilia Tavares, natural do Rio de Janeiro, é radicada em Brasília. Mestre em cravo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, fez especialização em Paris com a cravista Huguette Dreyfus no ciclo de Perfectionement em cravo, obtendo o 1° premio por duas vezes: Prix d’Excellence e Prix de Virtuosité. Participou de eventos internacionais de cravo e música de câmara, e apresentou-se em diferentes cidades francesas. No Brasil, foi vencedora do VI Prêmio Eldorado de Música em São Paulo, gravando disco solo pelo selo Eldorado. Sobre seu disco escreveu o crítico J.J. de Moraes: “(...) sua interpretação é espetacular. (...)

Para ela, a arte sonora do século XVII não é letra morta, é matéria viva.” Gravou ainda CD com o Trio Barroco de Brasília, o CD para cravo solo, Bach / Froberger, e em 2008 lança CD com o grupo Estúdio Barroco. Apresenta-se regularmente em recitais solo, música de câmera e orquestra em Brasília e em diferentes teatros no país. Apresentou-se em recitais pela Série Concertos Eldorado no Maksoud Plaza, Ciclo de Concertos para dois, três e quatro cravos na Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro, Festival de Música Antiga de Juiz de Fora, Capela da Reitoria da UFRJ, Pinacoteca do Estado de São Paulo pela série de concertos Bank Boston, Theatro Municipal de São Paulo e Museu de Arte Sacra em Belém.

Em 2007 apresentou-se com a Camerata Petrobrás e a soprano Marília Vargas em Olinda, através do MIMO, Mostra Internacional de Música em Olinda .Foi professora do 28º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília, ministrou curso de extensão na UFRJ, publicou trabalho na Revue de Musicologie e é professora de cravo no CEP- Escola de Música de Brasília.

Isabel Favilla
03/12/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário